domingo, 31 de julho de 2016

Dicas de Convivência para Iniciantes na Comunidade Lolita

Sei que pode soar meio bitchy da minha parte ditar o comportamento das novatas, mas está acontecendo umas coisas ruins que a gente tem que se pronunciar a respeito. Por isso estou escrevendo esse post. E not, não é elitismo da minha parte, nem vem com esse papo tão 2006.

Sabemos que você está encantada com a moda, que é um universo lindo, mas há algumas coisas que nós que já temos experiência podemos te orientar, para não sair tretas como a do vídeo ou outras. Vamos começar.

-SEPARE SEU AMOR POR COSPLAY DE LOLITA. E não falo só de usar cosplay em lolita, mas de achar que temos que ter uma personalidade a cada outfit. Apaga isso da sua mente. Lolita é roupa, não imitar um personagem. Já disse nesse post (clica aqui) que comportamento lolita non ecziste, mas tem gente que insiste em perpetuar essa mentira de comportamento lolita.

-SE VOCÊ NÃO CONHECE BEM O ESTILO, NÃO FAÇA POSTS/VÍDEOS ENSINANDO OUTRAS NOVATAS O QUE FAZER. Estou vendo cada coisa absurda em blogs por aí que prefiro nem comentar. Além de você deixar quem entende do assunto bem f***** da vida, ensina errado as outras novatas. Foi assim que começou a treta do vídeo daquela vez, e é assim que você evita esse tipo de constrangimento. Edit: Conversando com a Yume, ficou uma coisa bem clara pra mim: se for pra escrever, escreva apenas sobre suas vivências no estilo, mas sem ditar regras, além de estar sempre aberta pra outras opiniões.

-NÃO FIQUE FLOODANDO COISAS NA SALES, NEM SE VOCÊ FOR VETERANA. Ficar especulando item alheio ou reclamando do preço só atrapalha quem quer vender. Se você achou o preço absurdo e quer comprar, chega por inbox e negocie. Se achou absurdo e não vai comprar, fique com o rant pra você. Se achou absurdo e vai marcar a moderadora, só escreve o nome dela, clique em denunciar ou chegue na menina por inbox. Se a pessoa tiver postado errado, as moderadoras vão corrigir, não precisa ficar atormentando.

-NÃO SEJA SCAMMER. "Ah mas tia Aiko, o que é isso?" Basicamente, pessoas que pela internet tentam enganar as outras em benefício próprio. Mas como não ser isso? Simples. Não reserve 3478562738568273592364 coisas na sales se você não tiver dinheiro pra pagar, honre suas reservas, não peça fila/segure item se não tiver certeza que irá ficar, não encomende handmade se você não vai pagar, e assim vai.

-NÃO FIQUE AMOLANDO OS OUTROS 24H/7 . As outras lolitas podem te ajudar, mas mano, ninguém aqui trabalha no call center lolita pra ficar disponível 24h/7 no messenger. Dúvidas mais simples podem ser apenas pesquisadas no google, que tem respondidas de montes (só cuidado pra não pegar um blog com informações não confiáveis). Recomendo o blog da Ichigo (Reino do Morango), que você vai achar praticamente de tudo, bem mastigadinho pra você aprender.

-NÃO RECLAME DE PREÇO DE BRAND. O nome já diz tudo: marca. Ah mas porque marca é caro, é isso, é aquilo, "que preço horrível" (comentário na sales esses dias)... Se você não puder pagar, não há nada que possamos fazer. Há várias alternativas pra isso, como handmade, selfmade e indie brands. Opções tem, se você não quer, não tenho nada a ver com isso.


-E UMA COISA PESSOAL - NADA DE AULAS DE COSTURA PELO MESSENGER. Gente, estudei três anos corte e costura e ainda não sei tudo, acho que nunca saberei, mas vamos lá, nem minha professora ficava dando aulas pelo messenger. Vamos ter bom senso. Há várias comunidades de costura que você pode participar no facebook, como a Lolita Sewing Collective e a We Sew Lolita, além da Handmades lolita brasileira e a Lolitas Prendadas.

-SOBRE A HISTÓRIA DO ELITISMO. (Edit) Conversando com a Victoria, fiquei sabendo sobre coisas muito tensas que aconteceram no passado, e que volta e meia acontecem novamente, de bullying, racismo e daí pra baixo. Mas são casos isolados. A maioria gritante das lolitas atuais não são elitistas - muito pelo contrário, são realmente desconstruídas e ótimas pessoas para se desconstruir também - vide o post sobre como o feminismo em lolita mudou minha vida (clique aqui). Então não se deve generalizar que todas sejam elitistas.
Deerstalkers Pictures
Gente, de coração, leiam, reflitam sobre suas atitudes... Lolita é uma moda muito legal, um jeito maravilhoso de gastar o tempo, um hobbie que leva a gente a ficar mais feliz. O que disse nos parágrafos acima não é elitismo, e muito pelo contrário, é senso comum. Vamos nos colocar no lugar dos outros? Imagina você vendendo algo na sales e alguém começa a ridicularizar você pelo preço, ou até pior, reservar e não pagar? Imagina você fazendo algo e outra pessoa vir apontar o dedo: "mas isso é coisa de ita", tentando regular seu comportamento? Já pensou você querendo aprender sobre o estilo e lê um blog com informações nada a ver e acaba fazendo tudo errado? Imagina seu celular apitando duas da manhã com coisas banais sobre o estilo? É, estamos precisando nos colocar no lugar dos outros. Empatia, por favor.

Seguindo essas pequenas dicas você garante que todo mundo estará bem, sem rant, evita tretas desnecessárias e faz sua permanência no estilo ser bem mais divertida.

Espero que tenham gostado do post!

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Um puta sermãozão, mas está sendo necessário, porque olha...

      Excluir
  2. Não acredito que perdi a treta!! Argh que raiva!!
    E jura que ainda tem gente achando que personalidade lolita e elitismo existe? Pelo amor ne.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo (a)!
É muito gratificante ter sua opinião registrada aqui!
Deixe o link de suas redes sociais para que eu possa retribuir seu comentário. Todos os comentários são devolvidos.